Outros nomes: PCR S. aureus, Teste rápido S. aureus, Teste molecular rápido S. aureus resistente à oxacilina (MRSA)
- O teste é útil para avaliação rápida de colonização nasal por Staphylococcus aureus sensível ou resistente à Oxacilina.
- Nas 72 horas que antecedem o exame, o cliente não pode utilizar pomadas ou cremes contendo antibiótico na região da qual a amostra será coletada.
As amostras devem ser enviadas à UNIDADE TÉCNICA DO HOSPITAL SÍRIO LIBANES à temperatura ambiente até 24 horas após a coleta.
O material permanece estável nas seguintes condições:
- Temperatura ambiente: até 24 horas;
- Refrigerado (2°C a 8°C): até 5 dias;
- Congelado (-20°C): não aceitável
Hospital Sírio Libanês:
- Processar a amostra no GeneXpert e liberar laudo conforme descrito no POP referente.
PCR em tempo real - Xpert SA Nasal Complete - GeneXpert
Não detectável
O Staphylococcus aureus é um importante agente de infecções comunitárias e infecções relacionadas aos cuidados com a saúde. Estudos recentes evidenciam que há redução significativa das taxas de infecção do sítio cirúrgico por este agente quando pacientes colonizados são descolonizados antes do ato cirúrgico. A cultura do swab nasal em meio seletivo é o teste mais sensível para a detecção de colonização por S. aureus, mas muitos pacientes não são submetidos a essa avaliação antes da internação para realização do procedimento cirúrgico. O teste molecular rápido para pesquisa de S. aureus em swab nasal é uma alternativa para seleção de pacientes que devem ser submetidos à descolonização com clorexidina e Mupirocina antes do procedimento cirúrgico. Em estudo randomizado este conjunto de procedimentos levou a uma redução de cerca de 50% nas taxas de infecção por S. aureus (Bode LG et al. Preventing surgical-site infections in nasal carriers of Staphylococcus aureus. N Engl J Med. 2010;362(1):9-17).
A sensibilidade do teste molecular rápido para detecção de S. aureus sensíveis à oxacilina é de 86,5% e a especificidade é de 98,5%. Para S. aureus resistentes sensíveis à oxacilina a sensibilidade é de 89,3% e a especificidade é de 97,95% (Patel PA et al. Performance of the Cepheid Xpert® SA Nasal Complete PCR assay compared to culture for detection of methicillin-sensitive and methicillin-resistant Staphylococcus aureus colonization. Diagn Microbiol Infect Dis. 2014;80(1):32-4).