Outros nomes: Tiroglobulina, TIROIDITE, TIREOGLOBULINA, Tiroglobulina monitor, Tiroglobulina ultra-sensível, Tiroglobulina ultrassensível, Tiroglobulina ultra sensível, Tireoglobulina, Tiroglobulina hipertiroidismo, Tiroide tiroglobulina, Tiroíde, carcionomas, tirogobulinas
- Aguardar 30 minutos;
- Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 ºC;
- Não aliquotar;
- Enviar à seção, em temperatura ambiente;
- Volume: 1,0 mL de soro.
- Interferentes: lipemia.
Estabilidade da amostra
Temperatura ambiente: 4 dias;
Refrigerada (2-8 ºC): 14 dias;
Congelada (-20 ºC): 1 ano.
Ensaio eletroquimioluminométrico
- Indivíduos normais: 1,1 a 130 ng/mL.
- A tiroglobulina (TG) é uma glicoproteína produzida pelas células acinares tiroidianas, sendo o principal componente do coloide dos folículos da tiroide. Seus níveis séricos variam conforme o estado funcional da glândula e ficam elevados nas tiroidites, nos carcinomas da tiroide, no hipertiroidismo ou mesmo após palpação vigorosa da região glandular.
- Feita por método de alta sensibilidade, capaz de detectar a tiroglobulina na concentração de 0,1 ng/mL, esta dosagem tem utilidade particular no seguimento de indivíduos submetidos a uma tiroidectomia para ressecção de carcinomas da tiroide, especialmente os tipos papilífero, folicular e misto (papilífero-folicular).
- As amostras colhidas no Fleury são guardadas a -70ºC durante um ano para possibilitar uma nova dosagem na coleta seguinte, o que torna a avaliação de evolução de tumores mais consistente.
- Não há necessidade de preparo para este exame.
- O cliente deve informar ao Fleury os medicamentos em uso, especialmente hormônios tiroidianos e antiarrítmicos.
- O uso de biotina e suplementos alimentares que contenham biotina devem ser suspensos 3 dias antes da coleta.