Outros nomes: TC Computadorizada Abdomen total, Tomografia Multislice Abdomen total, TC Renal, Tomografia Renal, TC Rim (cálculo), Tomografia Multislice de Rim, TC de parede abdominal, TC RETROPERITONIO, TC PERITONIO
- Homens: fígado, vias biliares, pâncreas, baço, rins, adrenais, aorta, retroperitônio, bexiga, próstata e vesículas seminais.
- Mulheres: fígado, vias biliares, pâncreas, baço, rins, adrenais, aorta, retroperitônio, bexiga e útero.
- Diagnóstico, avaliação ou acompanhamento de doenças abdominais, principalmente as de etiologia neoplásica, infecciosa/inflamatória, vasculares, traumáticas e congênitas.
- Avaliação morfológica de órgãos/vísceras parenquimatosas.
- Avaliação de nódulos e/ou cistos.
- Diagnóstico diferencial do paciente com icterícia.
- Avaliação morfológica da aorta.
- Avaliação de linfonodomegalias.
I- Informações sobre o exame
- Trata-se de exame de tomografia computadorizada de abdome total, sem restrição por sexo.
II - Critérios de realização
- Este exame é realizado somente com solicitação médica.
Atenção:
- Solicitação COM anestesia para menores de 12 anos, entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente para consultar os médicos responsáveis.
- Menores de 16 anos, indivíduos com declínio cognitivo ou que necessitem de cuidados especiais contínuos não poderão permanecer sem acompanhante responsável na unidade (sala de espera, sala de exames, salas de coleta).
- Clientes menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal, que precisa permanecer na unidade até o fim do procedimento.
- Não se recomenda a interrupção da amamentação para realização do exame ainda que seja necessário a administração do contraste. Em caso de dúvida entre em contato com a central de atendimento para maiores esclarecimentos sobre a segurança do procedimento.
- Para as indicações de uso do contraste, é necessário apresentar o resultado de Creatinina recente (realizado nos últimos 60 dias) em pacientes acima de 70 anos, ou com as seguintes condições clínicas: quadro de doença renal aguda ou crônica, realizado transplante renal ou procedimento cirúrgico de rins e/ou vias urinárias.
- Caso tenha apresentado quadros de alergia após a utilização do contraste, entrar em contato com a central de atendimento para maiores esclarecimentos.
- Para a realização do procedimento, deve-se comparecer à unidade sem joias, brincos ou pingentes, sendo recomendada a retirada de piercings.
- Clientes que utilizam aparelho ortodôntico móvel precisam retirá-lo antes do exame. Os fixos, embora possam prejudicar a qualidade das imagens, não oferecem risco.
- A execução do exame depende da adequada acomodação do cliente no equipamento de Tomografia, o que é avaliado no momento do estudo.
- O cliente deve apresentar resultados anteriores, se houver.
Atenção:
- No ato do atendimento, imprescindível levar exames anteriores, se houver - de preferência em mídia digital (CD).
- No dia do exame, solicitamos que leve o(s) questionário(s) em anexo preenchido(s). Em caso de dúvidas, apresentar o(s) questionário(s) parcialmente preenchido(s) e esclarecer todas as questões diretamente na Unidade de Atendimento.
III - Preparo
Este exame requer um jejum de quatro horas.
- Se solicitado com anestesia, realizar 8h de jejum.
IV - Suspensão de medicamentos
- Medicamento que contém Metformina (Dimefor®, Glifage®, Glucoformin®, Glucovance® ou Starform®) e a fenformina (Debei®), se o exame for com o uso do contraste iodado endovenoso. A suspensão deverá ser no dia do exame e o retornar ao uso 48 horas após o exame. Não é necessário suspender no dia anterior do exame.
Exame de tomografia computadorizada.
- O estudo do abdome é feito com técnica helicoidal (espiral, helicoidal) multislice. Normalmente, se utiliza meio de contraste por via endovenosa. Eventualmente, pode ser administrado por via oral ou retal, neste caso, para estudo do reto e cólon. O meio de contraste endovenoso potencializa a detecção e caracterização de lesões abdominais, especialmente nos órgãos sólidos, além de permitir adequado estudo das estruturas vasculares.
- Este exame tem utilidade no diagnóstico e/ou na avaliação de cistos, nódulos, tumores, aneurismas, metástases, abscessos e traumas. Além disso, trata-se de uma modalidade diagnóstica comumente empregada para a determinação do estágio de tumores conhecidos. O estudo dos órgãos sólidos, especialmente do fígado, se beneficia da técnica multislice.
- A área de interesse abdominal deve ser especificada no pedido médico, de modo a possibilitar a escolha de um protocolo adequado para a avaliação da região suspeita, potencializando os resultados diagnósticos.