Manual de exames

Tomografia computadorizada, joelhos, D+E

Outros nomes: TC DE CONDILOS FEMURAIS, TC DE PLATOS TIBIAIS, TC joelhos D+E , Tomografia multislice de Joelhos D+E, Ângulos da patela ambos os joelhos , Medidas de TA GT ambos os joelhos

Este exame precisa ser agendado

Orientações necessárias

"I - Informações sobre o exame

- Trata-se de exame de tomografia computadorizada dos joelhos (bilateral).

II - Critérios de realização

- Este exame é realizado somente com solicitação médica e pode ser feito com anestesia, se necessário.

Atenção:
- Solicitação COM anestesia para menores de 12 anos, entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente para consultar os médicos responsáveis.

- Menores de 16 anos, indivíduos com declínio cognitivo ou que necessitem de cuidados especiais contínuos não poderão permanecer sem acompanhante responsável na unidade (sala de espera, sala de exames, salas de coleta).

- Clientes menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal, que precisa permanecer na unidade até o fim do procedimento.

- Não se recomenda a interrupção da amamentação para realização do exame ainda que seja necessário a administração do contraste. Em caso de dúvida entre em contato com a central de atendimento para maiores esclarecimentos sobre a segurança do procedimento.

- Para as indicações de uso do contraste, é necessário apresentar o resultado de Creatinina recente (realizado nos últimos 60 dias) em pacientes acima de 70 anos, ou com as seguintes condições clínicas: quadro de doença renal aguda ou crônica, realizado transplante renal ou procedimento cirúrgico de rins e/ou vias urinárias.

- Caso tenha apresentado quadros de alergia após a utilização do contraste, entrar em contato com a central de atendimento para maiores esclarecimentos.

- Para a realização do procedimento, deve-se comparecer à unidade sem joias, brincos ou pingentes, sendo recomendada a retirada de piercings.

- Clientes que utilizam aparelho ortodôntico móvel precisam retirá-lo antes do exame. Os fixos, embora possam prejudicar a qualidade das imagens, não oferecem risco.

- A execução do exame depende da adequada acomodação do cliente no equipamento de Tomografia, o que é avaliado no momento do estudo.

- O cliente deve apresentar resultados anteriores, se houver.

Atenção:
- No ato do atendimento, imprescindível levar exames anteriores, se houver - de preferência em mídia digital (CD).
- No dia do exame, solicitamos que leve o(s) questionário(s) em anexo preenchido(s). Em caso de dúvidas, apresentar o(s) questionário(s) parcialmente preenchido(s) e esclarecer todas as questões diretamente na Unidade de Atendimento.

III - Preparo

- Para este exame não é necessário jejum.
- Se solicitado com anestesia, realizar 8h de jejum.

IV - Suspensão de medicamentos

Medicamento que contém Metformina (Dimefor®, Glifage®, Glucoformin®, Glucovance® ou Starform®) e a fenformina (Debei®), se o exame for com o uso do contraste iodado endovenoso. A suspensão deverá ser no dia do exame e o retornar ao uso 48 horas após o exame. Não é necessário suspender no dia anterior do exame. "

Método

- Estudo tomográfico do joelho no plano transversal
- Administração de meio de contraste por via intravenosa se afecção inflamatório-infecciosa ou processo expansivo
- Reformatação nos diversos planos se necessário

Interpretação e comentários

- O exame tem utilidade na avaliação de processos expansivos nos planos muscular, subcutâneo ou ósseo e do envolvimento de feixes neurovasculares e do espaço articular, além de servir para a pesquisa de fraturas, corpos estranhos e afecções inflamatórias/infecciosas e degenerativas, assim como para a análise da morfologia e do alinhamento ósseo dos joelhos.
- Na instabilidade fêmoro-patelar, a avaliação tomográfica pode ser feita em diferentes graus de flexão, ou seja, em 15, 30 e 45 graus. O método também mensura os ângulos de inclinação patelar e da congruência fêmoro-patelar, assim como a distância do sulco troclear, além de avaliar a tuberosidade anterior da tíbia.
- Convém ponderar que a tomografia tem limitações na avaliação de meniscos, ligamentos cruzados e cartilagem articular. Em tais casos, o estudo por ressonância magnética é mais indicado.

Principais indicações

- Avaliação de fraturas agudas.
- Controle de consolidação de fraturas / pseudoartrose.
- Avaliação de osteoma osteóide ou exostoses.

Regiões estudadas

- Articulação femorotibial, femoropatelar, tibiofibular distal, músculos e tendões, meniscos, ligamentos cruzados e colaterais, bolsas sinoviais e feixes neurovasculares.

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura