Outros nomes: Ecografia transvaginal seriado para controle de ovulação, Ultrassom para monitoramento de ovulação, Ultrassom transvaginal para monitoramento de ovulação, Ultrassom endovaginal seriado para controle de ovulação
I - Critério de realização
- Este exame é realizado somente com solicitação médica.
II - Informações sobre o exame
- O exame consiste na realização de três a quatro ultrassonografias seriadas, em dias diferentes, porém de um mesmo ciclo menstrual, com o objetivo de detectar o dia exato da ovulação.
- A primeira ultrassonografia tem de ser feita entre o 10º e o 12º dia após o início da menstruação, mas pode ser realizada em outro período, a critério do solicitante. As demais são marcadas conforme cronograma sugerido pelo médico da cliente ou, ainda, de acordo com a orientação do médico assessor do Setor de Ultrassonografia do Fleury.
- A cliente deve apresentar resultados anteriores, se houver.
III - Observações
- O exame é feito por médicos e médicas. Se tiver preferência por médicas, é necessário solicitar isto durante o agendamento.
- Em qualquer unidade do Fleury, o resultado desta ultrassonografia pode ser entregue em até 30 minutos.
- Utiliza ondas de ultrassom para formação de imagens bidimensionais e efeito doppler para medidas de fluxos vasculares e mapeamento colorido.
- É aplicado gel sobre a pele e o transdutor é deslizado pelo abdome.
- Também é realizado estudo da pelve feminina por via transvaginal, por meio de sonda revestida com preservativo.
- Não se utiliza radiação ionizante.
- O estudo da ovulação é composto de 3 ou 4 exames, em dias alternados, para acompanhar a evolução dos folículos ovarianos e identificar o dominante, a fim de monitorar o processo. É um exame útil para mulheres em tratamento com drogas que induzem a ovulação.
- Avaliação seriada do desenvolvimento folicular.
- Avaliação seriada do desenvolvimento endometrial.
- Pesquisa de sinais de ovulação.
- Útero, ovários e regiões anexiais.