Outros nomes: Cistografia miccional, Cistometria miccional, Genitograma, Raios X bexiga e uretra, Raios X para refluxo urinário ou vesico urinário, Uretrocistografia excretora, Uretrocistografia miccional
I - Informações sobre o exame
- Este exame utiliza contraste.
II - Critérios de realização
- Exame realizado somente com solicitação médica.
- Este exame não é realizado com sedação.
- Este exame é realizado somente em pacientes acima de 12 anos.
- Este exame não é realizado em gestantes e mulheres que estejam amamentando, salvo em situações nas quais ele seja absolutamente necessário. Neste caso, é necessário entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente para consultar os médicos responsáveis.
- Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal.
- Devem ser apresentados resultados anteriores, se houver.
- O limite de peso nos equipamentos de Raios-X nas Unidades Fleury é de 200 kg, exceto Unidade República do Líbano I que o limite é de 160 Kg.
III - Preparo
- Este exame não necessita de preparo.
- Clientes com sonda vesical de demora (Foley) devem trazer ao Fleury, no dia do exame, um conjunto novo de sonda e bolsa coletora, pois, para a realização da Uretrocistografia a sonda é temporariamente retirada e não pode ser reutilizada, assim como a bolsa que compõe o conjunto fechado.
ATENÇÃO!! Eventualmente não conseguiremos reposicionar sondas cuja introdução inicial for mais difícil, ficará a confirmar em avaliação durante o procedimento.
Em caso de dúvida, o médico assistente deve ser consultado sobre outras especificações (calibre e material da sonda, tipo de bolsa, etc.). Como regra geral, recomenda-se uma sonda de mesmo calibre, feita de silicone ou látex, de preferência, e bolsa coletora fechada.
Dispositivos de cistostomia onde a sonda introduzida diretamente na bexiga, não precisaram ser retirados durante o exame o coletor é manipulado e nesse caso seria útil termos um novo coletor.
- Exame radiológico do trato urinário baixo.
- Realiza-se a cateterização vesical e introduz-se meio de contraste iodado.
- Obtém-se imagem no repouso e durante a micção.
- Este exame possibilita o diagnóstico de refluxo vesicureteral, de divertículos de bexiga e de alterações na uretra feminina e na uretra posterior masculina. Além disso, permite também o estudo de malformações do trato urinário baixo.
- Pesquisa de refluxo vesicureteral e de alterações morfológicas da uretra feminina ou uretra posterior masculina. Avalia-se o resíduo pós-miccional.
- Bexiga e uretra feminina ou uretra posterior masculina.