O ácido úrico é o metabólito final das purinas no ser humano. É excretado pelos rins e seu nível sérico depende do equilíbrio entre ingestão, síntese endógena, filtração glomerular e sistemas complexos de reabsorção e excreção tubular. Não há correlação entre o nível sérico e o urinário de ácido úrico.
Dentre os efeitos benéficos do ácido úrico estão: pode servir como estimulante do sistema imunitário, é um potente antioxidante, ajuda a manter a pressão arterial num ambiente pobre em sal e apresenta alguns benefícios em diversas doenças do sistema nervoso central, provavelmente devido às suas propriedades antioxidantes.
A hiperuricemia é uma condição caracterizada por níveis elevados de ácido úrico no sangue, que podem estar associados a diversas condições de saúde, como gota e doenças renais.
A determinação do ácido úrico é útil no diagnóstico das hiperuricemias, como as encontradas na gota, na calculose e na nefropatia úricas, na insuficiência renal e também em neoplasias, leucemias, linfomas, mieloma, policitemia, toxemia da gravidez e psoríase.
O ácido úrico também está associado com hiperlipidemia, obesidade, diabetes, ingestão de álcool, acromegalia, sarcoidose e hipertensão.
A hiperuricemia em si geralmente não causa sintomas. A maioria das pessoas não sabe que tem até que os níveis de ácido úrico estejam altos o suficiente para causar gota ou cálculos (pedras) nos rins.
Os sintomas de um ataque de gota em uma das articulações incluem: dor intensa, descoloração ou vermelhidão, rigidez, inchaço, calor ou sensação de que a articulação acometida está “pegando fogo”.
A presença de um cálculo nos rins pode provocar: dor na região lombar ou lateral, náuseas ou vômitos causados pela dor, febre ou calafrios, presença de sangue e dor ao urinar, dificuldade em urinar ou mal cheiro e aspecto turvo da urina.
A determinação do ácido úrico é útil no diagnóstico das hiperuricemias, cuja indicação é médica, assim como a análise do resultado, que é feita em conjunto com a história clínica e o exame físico.
Níveis elevados de ácido úrico no sangue, conhecidos como hiperuricemia, podem estar associados a várias condições médicas. Uma das conexões mais conhecidas é com a gota, uma forma dolorosa de artrite que ocorre quando cristais de urato se precipitam dentro e fora das articulações, causando dor intensa e inflamação.
As articulações mais afetadas pela gota são do dedão do pé, joelho e tornozelo. A dor começa de maneira súbita, às vezes durante a noite e costuma ser intensa e insuportável. A articulação afetada parece quente e vermelha.
A gota crônica, chamada de artrite gotosa, pode causar danos nas articulações afetadas e consequente perda de movimento.
Agora você pode agendar exames no seu laboratório de confiança com muito mais agilidade! Basta acessar nosso site, enviar seu pedido médico e escolher se vai realizar seus exames em casa ou na unidade mais próxima.
Clique aqui e faça agora mesmo o agendamento do seu exame de ácido úrico.
Se preferir, fale conosco através do WhatsApp ou ligue (11) 3179-0822 - Grande São Paulo | 0800 704 0822 - Outras localidades.
Boletim traz o comportamento dos vírus respiratórios na população acima de 13 anos.
Selecionados para a SEGUNDA FASE do Programa de Fellow em Diagnóstico por Imagem do Grupo Fleury – São Paulo – 2025
Publicação analisa o comportamento dos vírus respiratórios em crianças de 0 a 12 anos.