A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório provocada pelo vírus influenza e com grande potencial de transmissão. Caracterizada por sintomas mais intensos do que um resfriado comum, a gripe pode causar febre alta, dor no corpo e indisposição, podendo evoluir para quadros pneumonia, descompensação de doenças crônicas (cardíacas, respiratórias, entre outras), hospitalizações e quadros graves.
A vacinação é a forma mais segura e eficaz de prevenção da gripe e suas complicações. Ela é segura e considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves, hospitalizações e óbitos pela doença.
Seguindo a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), as vacinas tetravalentes contra a gripe possuem as seguintes cepas em sua composição:
Agende online a aplicação da sua vacina!
Quaisquer indivíduos com 6 meses de idade ou mais podem (e devem!) ser vacinadas contra a gripe. Crianças com idade entre 6 meses e 8 anos 11 meses e 29 dias e não vacinadas anteriormente devem receber duas doses, com intervalo de um mês entre elas. Nos anos subsequentes, a indicação é de apenas uma dose anual.
Crianças a partir de 9 anos de idade e adultos devem receber uma dose anual.
Todas as vacinas contra a gripe licenciadas no Brasil são inativadas (portanto, não-vivas). A rede privada dispõe de duas vacinas quadrivalentes:
Caso ainda tenha alguma dúvida sobre a vacina da gripe, entre em contato com a nossa central de atendimento.
Não, a vacina da gripe não protege contra todos os tipos de vírus – apenas aqueles que estão contemplados na vacina de cada ano. A composição vacinal é atualizada anualmente sob recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), para proteger contra as cepas do vírus influenza mais relevantes para cada ano.
O ideal é vacinar antes da temporada da gripe (o que geralmente ocorre no fim do outono e inverno), tão logo a vacina esteja disponível – normalmente entre março e maio). Os níveis satisfatórios de anticorpos protetores da gripe são atingidos em até duas semanas após a aplicação da vacina e resultam em proteção máxima durante 3-4 meses após a imunização.
Você pode agendar a sua vacina em casa, através do agendamento digital do Fleury. Outra opção, caso prefira é tomar a vacina da gripe 2025 nas unidades Fleury indicadas abaixo.
Durante o período de maior circulação do vírus, a vacina contra a gripe atua protegendo e reduzindo quadros graves da infecção pelos vírus influenza. Recomenda-se a imunização anual tanto para as crianças, como para os adultos, uma vez que a proteção diminui progressivamente nos meses após a imunização.
Além disso, como mencionado anteriormente, os tipos de vírus passam por mutações e podem variar ao longo do tempo, sendo necessárias atualizações nas composições das vacinas.
Sim! As mudanças no sistema imunológico, circulatório e pulmonar durante a gravidez fazem com que as gestantes sejam mais propensas às complicações respiratórias causadas pela gripe, que também podem prejudicar o feto em desenvolvimento. Portanto, a vacinação contra o vírus da gripe durante a gravidez é fortemente indicada e protege não apenas a gestante e o feto, mas também o recém-nascido nos primeiros seis meses de vida.
Sim! A única recomendação é não receber a vacina durante um quadro febril.
As reações adversas são pouco comuns. Quando ocorrem, desaparecem rapidamente e são geralmente leves e locais (eritema, endurecimento e dor no lugar da aplicação). Também pode ocorrer febre baixa, mialgia (dor muscular) e mal-estar, de 6 a 12 horas após a aplicação. Esses sintomas duram menos de dois dias, mas a proteção gerada pela vacina pode durar mais de seis meses.
Proteja sua família. Agende agora mesmo sua vacina contra a gripe em uma das unidades do laboratório Fleury ou receba a vacina em casa através do serviço Fleury em casa!
O vírus influenza é transmitido de pessoa para pessoa, através de gotículas respiratórias produzidas por pessoas infectadas durante a tosse ou espirro. A infecção pode ser adquirida através do contato com objetos que estejam contaminados pelo vírus e, em seguida, levando as mãos à boca, olhos ou nariz. Em países predominantemente tropicais como o Brasil, os vírus influenza podem circular durante todo o ano, mas a maioria dos surtos ocorrem durante o outono e inverno.
Pessoas infectadas podem ser capazes de infectar outras pessoas um dia antes de desenvolver sintomas e até 7 dias ou mais depois de ficar doente. Isso significa que a pessoa pode ser capaz de transmitir a gripe a alguém antes de saber que está doente!
Os sintomas da gripe incluem febre, tosse, dor de garganta, dores corpo, dor de cabeça, calafrios e fadiga. A gripe pode agravar condições médicas subjacentes ou crônicas. Também pode complicar-se com pneumonia pelo próprio vírus influenza ou por infecção secundária por bactérias, principalmente o pneumococo.
Porque os vírus influenza sofrem mutações com muita facilidade, e isso leva à necessidade de alterar a composição da vacina. Sob orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), essa reformulação é feita a partir das análises de uma rede internacional de vigilância que realiza a coleta de vírus ao redor do mundo para a identificação destas variantes.
Porque ainda não existem estudos clínicos determinando a eficácia, a capacidade de produção de imunidade e a segurança (risco de reações adversas) da vacina nesta faixa etária. A melhor opção para proteger este grupo etário tão suscetível é através da vacinação da gestante.
Não. Ela imuniza apenas contra a gripe causada pelo vírus influenza. O resfriado é causado por outros tipos de vírus, como rinovírus, adenovírus, metapneumovírus, vírus sincicial respiratório (VSR) e parainfluenza.
Crianças com idade entre 6 meses até 8 anos 11 meses e 29 dias e não vacinadas anteriormente devem receber duas doses, com intervalo de um mês entre elas. Nos anos subsequentes, a indicação é de apenas uma dose anual. Crianças a partir de 9 anos de idade e adultos devem receber uma dose anual.
A vacina de gripe de alta dose para idosos - Efluelda® - apresenta uma quantidade 4x maior de antígenos, aumentando a eficácia em cerca de 24% para pacientes desse grupo etário.
Não, pois não existem estudos que comprovem a eficácia ou segurança da vacina em menores de 60 anos.
O esquema é exatamente igual às vacinas contra influenza de concentração padrão: uma dose anual.
Não foi relatado aumento de eventos adversos com a vacina Efluelda® em relação às vacinas contra influenza tetravalentes de dose convencional para adultos e crianças.
Não! Todas as vacinas contra a gripe licenciadas no Brasil são inativadas (portanto, não-vivas).
Sim! A quantidade de traços de ovo de galinha presente nas vacinas contra gripe é extremamente pequena e insuficiente para deflagrar qualquer tipo de reação alérgica grave. Portanto, um histórico de alergia ao ovo não contraindica a aplicação de nenhuma vacina contra influenza, incluindo a de alta concentração para idosos. Em casos de relato de alergia grave à ovo (isto é, anafilaxia), consultar a equipe técnica.
Crianças que nunca consumiram ovo podem receber a vacina normalmente.
Com temas atuais e constantemente discutidos pela comunidade médica, o Fleury Med Podcast traz convidados renomados para lhe oferecer conhecimento médico de qualidade nas mais diversas especialidades.
Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Programa de Fellow em Dermatoscopia e Mapeamento Corporal 2025 do Grupo Fleury.
Conheça mais informações sobre o imunizante para VSR em bebês