O Beyfortus® (Nirsevimabe) é um novo imunizante disponível para a proteção de crianças com até dois anos de idade contra doenças causadas pelo vírus sincicial respiratório (VSR).
O VSR é a causa mais comum de infecção do trato respiratório inferior em crianças com até dois anos de idade, respondendo por cerca de 80% das bronquiolites e 60% das pneumonias nessa faixa etária, levando a hospitalizações e complicações associadas ao quadro em um número expressivo de pacientes.
O Beyfortus® (nirsevimabe) é um tipo de imunizante chamado de anticorpo monoclonal, que fornece anticorpos prontos, específicos contra o VSR, para a criança. Essa estratégia de proteção, conhecida como imunização passiva, é bastante segura e eficaz.
O Beyfortus® (nirsevimabe) consiste em um anticorpo monoclonal humano recombinante direcionado a uma proteína externa do VSR – a proteína F. Esse anticorpo se liga a essa proteína de forma neutralizante, ou seja, bloqueando a fusão (ligação) e a replicação do vírus nas células do trato respiratório humano.
O Beyfortus® (nirsevimabe) protege bebês contra formas graves de infecção pelo VSR. São exemplos de infecções causadas pelo VSR:
Bronquiolite: infecção viral aguda, que leva à inflamação dos bronquíolos, estruturas bastante delicadas contínuas aos brônquios, por onde o ar entra nos pulmões. O quadro apresenta sintomas característicos, como tosse seca, chiado no peito e dificuldade ou esforço para respirar.
Pneumonia: infecção que acomete o pulmão, levando a um processo inflamatório sobretudo dos alvéolos, comprometendo as trocas gasosas do organismo. Em bebês e crianças, os principais sintomas incluem febre, tosse, dificuldade ou dor para respirar, falta de ar, entre outras manifestações.
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) recomendam o Beyfortus® (nirsevimabe) para todas as crianças com até 12 meses de idade, devendo ser administrado a lactentes nascidos durante ou entrando no primeiro período de maior circulação do VSR após o nascimento do bebê.
O Beyfortus® (nirsevimabe) também é recomendado no segundo ano de vida para as crianças que permanecem vulneráveis à doença grave na segunda temporada de circulação do vírus. Esse grupo pode incluir – embora não se limite a esses pacientes – crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade (DPCP), doença cardíaca congênita com repercussão hemodinâmica, fibrose cística, doenças neuromusculares, anomalias congênitas das vias aéreas, imunocomprometimento e síndrome de Down.
O Beyfortus® (nirsevimabe) é administrado pela via intramuscular, na parte externa da coxa, em dose única, calculada de acordo com o peso e com a idade do bebê.
O Beyfortus® (nirsevimabe) é bastante seguro e as reações adversas mais comuns são locais e tendem a ser leves e transitórias.
O Beyfortus® (nirsevimabe) é contraindicado para crianças que apresentaram reações alérgicas a doses anteriores do imunizante.
O Beyfortus® (nirsevimabe) ainda não está disponível no Fleury, mas você pode registrar seu interesse clicando nesse link preenchendo o formulário abaixo, e assim que estiver disponível te avisaremos.
Para informações sobre as unidades que aplicarão o imunizante mais próximas de você, entre outras informações, consulte nossa equipe.
Quando disponível você também pode agendar a aplicação de forma prática através do agendamento digital do Fleury!
Com temas atuais e constantemente discutidos pela comunidade médica, o Fleury Med Podcast traz convidados renomados para lhe oferecer conhecimento médico de qualidade nas mais diversas especialidades.
Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Programa de Fellow em Dermatoscopia e Mapeamento Corporal 2025 do Grupo Fleury.