As enchentes são desastres naturais que podem trazer grandes prejuízos não apenas porque causam destruição material, mas porque representam sérios riscos à saúde pública, como o aumento de surtos de doenças infecciosas.
As enchentes são desastres naturais que podem trazer grandes prejuízos não apenas porque causam destruição material, mas porque representam sérios riscos à saúde pública, como o aumento de surtos de doenças infecciosas.
Ao contaminar as reservas de água potável os alagamentos expõem a população ao desenvolvimento de infecções bacterianas e virais, como gastroenterite, hepatite A, toxoplasmose e leptospirose, assim como doenças de pele e outras condições como o tétano.
Com o recente aumento de alagamentos na região sul do país, ficou ainda mais evidente a importância de conhecer as principais formas de prevenção de doenças associadas às enchentes. Veja abaixo quais são elas.
● Evite contato com água contaminada: Use botas e luvas impermeáveis ao manusear objetos ou andar em áreas inundadas para minimizar o contato com água potencialmente contaminada.
● Cobertura de feridas: Mantenha qualquer corte ou ferida bem coberto com curativos impermeáveis para prevenir infecções.
● Use somente água potável água: não use água de fontes desconhecidas principalmente para a ingestão e para preparar alimentos
● Cuidado com alimentos contaminados: Descarte alimentos que tiveram qualquer contato com água de enchente. Alimentos enlatados que foram expostos à água contaminada devem ser lavados e desinfetados antes de abrir.
● Higiene regular: Lave as mãos frequentemente com água limpa e sabão, especialmente antes de comer ou preparar alimentos e depois de entrar em contato com a água da enchente.
● Desinfecção de superfícies: Limpe e desinfete todas as superfícies que foram inundadas usando uma solução de água sanitária para prevenir a propagação de germes.
● Vacinação: Certifique-se de que as vacinas, especialmente contra tétano e hepatite A, estão atualizadas, pois estas são comuns em áreas de enchentes.
● Educação comunitária: Informações sobre como evitar riscos de saúde durante enchentes devem ser amplamente divulgadas entre os moradores de áreas propensas a inundações.
● Atenção médica para feridas: Qualquer ferida que possa ter sido exposta à água contaminada deve ser examinada por um profissional de saúde.
● Vigilância de doenças: As autoridades de saúde devem monitorar a ocorrência de doenças após enchentes para responder rapidamente a possíveis surtos.
Em caso de exposição a águas de enchente, procure assistência médica imediata para avaliar qualquer risco de infecção
Confira abaixo os horários de funcionamento e coleta das unidades durante o final do ano.
Publicação analisa o comportamento dos vírus respiratórios em crianças de 0 a 12 anos.
Estão abertas as inscrições para os Programas de Fellow em Diagnóstico por Imagem do Grupo Fleury.
Boletim traz o comportamento dos vírus respiratórios na população acima de 13 anos.