A Covid-19, também conhecida como coronavírus 2019, é uma doença causada pelo vírus Sars-CoV-2, altamente contagiosa e potencialmente grave, que afeta principalmente o sistema respiratório. Os sintomas da Covid-19 podem ser leves, moderados a graves.
É uma doença transmitida de pessoa para pessoa, através das gotículas de saliva e respiratórias emitidas pelo ar, ao tossir, falar ou espirrar, por pessoas infectadas com o vírus Sars-CoV-2.
Os principais sintomas da Covid-19, são: fadiga, dor de garganta, dores musculares ou corporais, febre, tosse, falta de ar ou dificuldade respiratória, perda de paladar ou olfato, congestão nasal, dor de cabeça, diarreia, náusea ou vômito.
Os sintomas da Covid-19 podem variar de pessoa para pessoa, assim como a gravidade dos sintomas, que poderão se apresentar de forma leve ou desenvolver sintomas mais graves, que podem evoluir para o óbito. Existem casos nos quais a doença passa desapercebida, ou seja, sem sintomas.
Os sintomas graves da Covid-19 podem ser:
Dores musculares ou corporais intensas;
Fadiga extrema, incapacitando a pessoa de realizar atividades;
Dificuldade respiratória grave, como a síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA);
Dor ou pressão no peito, indicando complicações pulmonares como a pneumonia;
Lábios azulados, podendo indicar baixa oxigenação baixa no sangue (baixa saturação de O2), podendo indicar problemas respiratórios graves;
Confusão ou incapacidade de manter-se acordado, sinalizando falta de oxigênio no cérebro;
Febre alta e persistente;
Insuficiência renal ou hepática, nos casos graves;
Pressão arterial baixa, indicando haver um comprometimento do sistema cardiovascular;
Problemas no sistema gastrointestinal, apresentando náuseas, vômitos e diarreia.
É importante observar os sintomas e, no caso de piora, procurar atendimento médico para acompanhamento e indicação do melhor tratamento.
O diagnóstico da Covid-19 é obtido através de testes laboratoriais que detectam a presença do vírus Sars-CoV-2, além da observância dos sintomas.
Os testes disponíveis hoje para diagnosticar a Covid-19 são:
RT -CR para Covid-19: teste molecular baseado em PCR em tempo real (RT-PCR), cuja detecção indica a infecção pelo coronavírus. A negatividade do teste não exclui o diagnóstico, dependendo do tempo decorrido entre as manifestações clínicas e a coleta, que deve ser feita entre 3 a 10 dias após o início dos sintomas, preferencialmente em swab nasal e oral.
Teste rápido de antígeno para pesquisa de Sars-CoV-2: o material é coletado preferencialmente até o quinto dia de sintomas, através do swab nasal.
Não existe um tratamento específico para a Covid-19. Uma vez diagnosticada, nos casos leves e até moderados, são importantes o repouso, a hidratação e o isolamento, já que a doença é contagiosa.
Caso os sintomas não melhorem ou até piorem, como falta de ar, é muito importante buscar atendimento hospitalar, pela possibilidade de gravidade do quadro.
Pessoas que fazem parte dos grupos de risco, como os com doenças crônicas (diabetes, hipertensão, asma, entre outras), idosos e imunossuprimidos devem buscar atendimento médico para diagnóstico da Covid-19 e indicações terapêuticas.
A melhor forma prevenção contra o vírus Sars-CoV-2 é através da vacina contra a Covid-19, que ajuda na prevenção das formas graves da doença, além de diminuir as suas complicações (que implicam em hospitalizações) e a transmissão do Sars-Cov-2.
A vacina é recomendada a partir dos seis meses de idade, principalmente para grupos de alto risco, como profissionais de saúde, idosos, crianças, gestantes e pessoas com doenças crônicas.
As reações adversas da vacina costumam ser leves e temporárias, como dor no local da injeção, dor de cabeça, febre baixa e fadiga.
Além da vacina contra a Covid-19 existem cuidados extras para a prevenção da infecção pelo vírus Sars-CoV-2, como:
Higienizar as mãos frequentemente com água e sabão ou usar um desinfetante para as mãos à base de álcool 70%;
Cobrir boca e nariz com um lenço ao tossir e espirrar, descartando-o imediatamente, ou na ausência de um lenço, utilizar o cotovelo interno para cobrir;
Fazer o uso de máscaras, indicadas após uma exposição à doença ou quando alguém está com suspeita de ter Covid-19;
Isolamento em caso de confirmação da doença, evitando a propagação do vírus;
Distanciamento social, evitando o contato próximo com pessoas que estejam com sintomas da doença;
Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas;
Durante surtos da Covid-19 evite estar em locais fechados e com muitas pessoas;
Manter uma alimentação saudável;
Realizar a limpeza e desinfecção de objetos e superfícies tocados com frequência;
Manter uma ventilação adequada em ambientes fechados.
A vacinação é realizada nos Postos de Saúde e Unidades Básicas de Saúde.
Confira abaixo os horários de funcionamento e coleta das unidades durante o final do ano.
Publicação analisa o comportamento dos vírus respiratórios em crianças de 0 a 12 anos.
Estão abertas as inscrições para os Programas de Fellow em Diagnóstico por Imagem do Grupo Fleury.
Boletim traz o comportamento dos vírus respiratórios na população acima de 13 anos.