Ecocardiografia fetal: O que é, Para que serve, Onde fazer e mais

A ecocardiografia fetal é um exame de imagem realizado para avaliar a anatomia, o funcionamento e o desenvolvimento do coração do feto durante a gestação. Pela ecocardiografia fetal é possível diagnosticar e monitorar possíveis anomalias cardíacas congênitas ou outras condições cardíacas no feto.

Nas Unidades Fleury você pode realizar o seu exame de ecocardiografia fetal de forma rápida e com uma equipe multidisciplinar.

Sempre consulte o preparo e informações sobre esse exame com a nossa central de atendimento ou clicando aqui.

Todas as informações contidas aqui são de caráter informativo, não devendo ser utilizadas como diagnóstico ou substituição de uma consulta com médico especialista.

Para que serve a ecocardiografia fetal?

A Ecocardiografia fetal serve para diagnosticar e monitorar possíveis anomalias cardíacas congênitas ou outras condições cardíacas no feto, possuindo diversas finalidades, tais como:

  • Detectar anomalias cardíacas congênitas, incluindo problemas estruturais do coração, como defeitos no septo cardíaco, válvulas cardíacas anormais, entre outras;

  • Identificar problemas cardíacos funcionais, como arritmias fetais, que possam exigir intervenções médicas após o nascimento do bebê;

  • Monitorar gestações de alto risco;

  • Planejar os cuidados pós-nascimento nos casos em que são identificadas anomalias cardíacas no feto.

Quando fazer a ecocardiografia fetal?

Geralmente a ecocardiografia fetal é realizada em um período específico da gestação e, por ser um procedimento não invasivo e considerado seguro para a mãe e o feto, não possui contraindicações. A decisão de quando realizar a ecocardiografia fetal dependerá da recomendação médica com base no histórico da paciente ou de achados em exames de acompanhamento pré-natal. Veja algumas situações em que geralmente a ecocardiografia fetal é indicada:

  • Rotina de rastreamento durante a gravidez, geralmente a partir de 18 semanas de gestação, para avaliar as estruturas cardíacas do feto;

  • Monitorar gestações de alto risco, quando existe um histórico familiar de doenças cardíacas, como antecedente de anomalia congênita cardíaca, gestantes diabéticas ou portadoras de anomalias extracardíacas;

  • Na presença de suspeita de malformação no coração vista ao exame de ultrassonografia obstétrica;

  • Idade materna acima de 35 anos;

  • Gestações anteriores com malformações cardíacas.

Como é feita a ecocardiografia fetal?

A ecocardiografia fetal é realizada por meio de uma técnica de ultrassonografia especializada, que se concentra na avaliação do coração do feto. O médico utiliza um transutor de ultrassonografia especialmente projetado para a ecocardiografia fetal. Esse transdutor emite ondas sonoras de alta frequência que penetram no corpo e retornam como ecos, permitindo a visualização de imagens do coração fetal.

Durante o exame, a gestante é posicionada confortavelmente em uma maca de exame e um gel de ultrassonografia é aplicado em sua região abdominal para melhorar a qualidade das imagens que serão transmitidas para um monitor.

As imagens obtidas no exame são registradas para documentação e posterior análise.

Os resultados da ecocardiografia fetal são discutidos com os pais. Se forem identificadas possíveis anomalias cardíacas, os pais receberão informações detalhadas sobre os achados e serão orientados sobre os possíveis planos de cuidados ao feto.

Onde fazer a ecocardiografia fetal?

Você pode fazer a sua ecocardiografia fetal, em uma das unidades Fleury, entre em contato com a central de atendimento e agende agora mesmo o seu exame.

Para sua comodidade disponibilizamos o agendamento online pelo site Fleury, onde você pode optar por agendar via WhatsApp ou Messenger.

Todas as informações contidas aqui são de caráter informativo, não devendo ser utilizadas como diagnóstico ou substituição de uma consulta com médico especialista.