O potássio é um eletrólito muito importante para manter a função de todos os músculos dentro da normalidade.
Alterações desse eletrólito podem prejudicar o organismo e, por isso, o acompanhamento médico nas situações que possam aumentar ou diminuir seus valores é muito importante.
Sempre consulte o preparo e informações sobre esse exame com a nossa central de atendimento ou clicando aqui.
Todas as informações contidas aqui são de caráter informativo, não devendo ser utilizadas como diagnóstico ou substituição de uma consulta com médico especialista.
O potássio é um mineral essencial para o equilíbrio dos fluidos do corpo humano, constituindo um importante eletrólito do meio intracelular.
Entre suas importantes funções, o potássio auxilia a manutenção do pH e do volume do fluido corporal, participando da regulação da pressão arterial, é fundamental para a integridade das células e para a atividade neuromuscular, participa do metabolismo de proteínas e carboidratos, entre outras.
O potássio é um mineral presente em grande parte dos alimentos, sendo suas principais fontes:
Frutas e hortaliças frescas
Leites e derivados
Sementes oleaginosas
Para medir os níveis de potássio, é feita uma coleta como em um exame de sangue comum, na qual é retirada uma pequena amostra de sangue do paciente, geralmente da veia do braço. Esse material é armazenado e, em seguida, enviado para análise em laboratório.
Em geral, recomenda-se jejum de no mínimo três horas.
Os valores de referência, que são considerados como normais para os níveis de potássio no sangue variam de acordo com a idade dos indivíduos sendo, respectivamente:
Até 7 dias: 3,2 a 5,7 mEq/L;
8 dias a 30 dias: 3,4 a 6,2 mEq/L;
1 mês a 6 meses: 3,5 a 5,8 mEq/L;
6 meses a 1 ano: 3,5 a 6,3 mEq/L.
3,5 - 5,1 mEq/L.
Fonte: Potássio - Manual de Exames Fleury.
O exame pode ser solicitado em diversas situações, como: insuficiência renal, consumo de medicamentos diuréticos ou algumas outras doenças, que podem incluir:
Insuficiência renal;
Consumo de medicamentos diuréticos;
Distúrbios eletrolíticos;
Doenças cardiovasculares;
Desidratação;
Distúrbios endócrinos;
Lesões musculares;
Distúrbios gastrointestinais.
Os sintomas relacionados aos baixos níveis de potássio podem ser: fadiga, cãibras musculares e prisão de ventre. Além disso, a deficiência de potássio também pode ser verificada em pessoas que apresentem vômitos constantes ou diarreia, e que fazem uso regular de medicamentos diuréticos.
Por outro lado, o excesso de potássio pode provocar transtornos cardíacos graves, e evoluir para consequências fatais.
Os desequilíbrios nos níveis de potássio podem ser tratados de acordo com a gravidade da situação e sua causa.
Em situações em que o nível de potássio está reduzido, é recomendado a suplementação por via oral ou intravenosa. Já em situação de excesso desse nutriente, pode ser necessário restrição dietética, medicamentos e até diálise.
De qualquer forma, é sempre indicado consultar um médico de confiança para entender a melhor forma de tratar algum distúrbio que tenha sido identificado no exame.
No laboratório Fleury, você encontra todo conforto e segurança que precisa para atualizar seus exames. A coleta do material pode ser feita na unidade mais próxima de você sem necessidade de agendamento ou à domicílio - neste caso, basta agendar com o Fleury em Casa.
Entre em contato com nossos atendentes e consulte a unidade ideal para você, os convênios atendidos e as condições especiais para atendimento particular.
Em breve, o Grupo Fleury abrirá as inscrições para os Programas de Fellow em Diagnóstico por Imagem
Boletim traz o comportamento dos vírus respiratórios na população acima de 13 anos.
Publicação analisa o comportamento dos vírus respiratórios em crianças de 0 a 12 anos.