A dengue, uma doença transmitida pelo fêmea do mosquito Aedes aegypti, pode apresentar-se clinicamente com sintomas leves até condições graves, tornando a prevenção em casa, como a eliminação de água parada, essencial para combater a proliferação do mosquito transmissor.
Em menos de dois meses, o Brasil já ultrapassou a marca de 700 mil casos prováveis de dengue, com 135 óbitos e outros 435 em investigação, de acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Saúde.
O diagnóstico inicial da doença é clínico, ou seja, baseado na história e no exame físico da pessoa, porém a manifestação de sintomas comuns a diversas viroses, incluindo outras arboviroses, requer confirmação etiológica por meio de exames laboratoriais.
O Fleury dispõe de testes para o diagnóstico de dengue, mas, na suspeita clínica, é necessário consultar um médico antes, que irá indicar o exame mais apropriado.
Existem dois métodos disponíveis para a detecção do antígeno NS1: imunocromatográfico (teste rápido) e imunoenzimático. Ambos devem ser coletados a partir do 1º dia de surgimento dos sintomas até o 5º dia.
Também existem dois métodos para realizar a pesquisa de anticorpos IgM/IgG para a dengue: imunocromatográfico (teste rápido) e imunoenzimático. Ambos devem ser coletados a partir do 6º dia do início dos sintomas e até o 14º dia.
O Fleury entende a urgência e a seriedade do diagnóstico da dengue, especialmente em tempos de surto. Por isso, oferecemos testes laboratoriais que auxiliam no diagnóstico de maneira precisa.
Diante da suspeita de dengue, procure um médico e caso ele solicite exames, conte conosco para realizá-los de maneira segura e eficaz.
Confira abaixo os horários de funcionamento e coleta das unidades durante o final do ano.
Publicação analisa o comportamento dos vírus respiratórios em crianças de 0 a 12 anos.
Estão abertas as inscrições para os Programas de Fellow em Diagnóstico por Imagem do Grupo Fleury.
Boletim traz o comportamento dos vírus respiratórios na população acima de 13 anos.