A tomografia abdominal é um exame de imagem utilizado para avaliar estruturas internas do abdome: fígado, vias biliares, pâncreas, baço, rins, adrenais, aorta, retroperitônio, bexiga, próstata e vesículas seminais (estes dois últimos nos homens) e útero nas mulheres.
A tomografia abdominal é um exame de imagem que utiliza raios-X e tecnologia computacional para criar imagens transversais detalhadas do abdome.
Este exame permite a visualização de órgãos internos, vasos sanguíneos e tecidos, facilitando a identificação de anomalias e doenças.
A tomografia abdominal pode ser indicada para os seguintes fins:
Diagnóstico, avaliação ou acompanhamento de doenças abdominais, principalmente as de etiologia neoplásica, infecciosa/inflamatória, vasculares, traumáticas e congênitas;
Avaliação morfológica de órgãos/vísceras parenquimatosas;
Avaliação de nódulos e/ou cistos;
Diagnóstico diferencial do paciente com icterícia;
Avaliação morfológica da aorta;
Avaliação de linfonodomegalias.
Este exame tem utilidade no diagnóstico e/ou na avaliação de cistos, nódulos, tumores, aneurismas, metástases, abscessos e traumas. Além disso, trata-se de uma modalidade diagnóstica comumente empregada para a determinação do estágio de tumores conhecidos.
O paciente é colocado deitado em uma mesa, que desliza para dentro de um “scanner” em forma de anel, e deve permanecer imóvel enquanto o aparelho captura imagens do abdome.
Por meio de um programa sofisticado, o computador define a quantidade de raios-x, o tempo e o número de cortes necessários para a obtenção das imagens dos órgãos a serem examinados.
Normalmente o meio de contraste iodado é utilizado por via endovenosa, com o objetivo de aumentar a detecção e caracterização de lesões abdominais, especialmente nos órgãos sólidos, além de permitir adequado estudo das estruturas vasculares. É importante informar caso tenha apresentado reação anterior ao contraste iodado.
Existe um sistema de comunicação (circuito fechado de TV e microfonia) entre o aparelho e o console de operação, que permite um total acompanhamento do paciente pelos médicos e assistentes que executam o exame.
O preparo para a tomografia abdominal pode variar conforme a indicação médica e o uso de contraste. Geralmente, recomenda-se:
jejum de quatro horas;
Informar ao médico e local de realização do exame, no momento do agendamento, sobre medicamentos em uso, pois existem alguns que precisam ser suspensos no dia do exame, caso o contraste iodado seja necessário;
retirar objetos metálicos do corpo.
A tomografia abdominal pode ser realizada em hospitais, clínicas de imagem e centros de diagnóstico.
É importante escolher uma instituição com equipamentos modernos e equipe qualificada para garantir a precisão dos resultados.
Agora você pode agendar exames no seu laboratório de confiança com muito mais agilidade! Basta acessar nosso site, enviar seu pedido médico e escolher se vai realizar seus exames em casa ou na unidade mais próxima.
Clique aqui caso seu médico tenha solicitado uma tomografia de abdômen e faça agora mesmo o agendamento.
Se preferir, fale conosco através do WhatsApp ou ligue (11) 3179-0822 - Grande São Paulo | 0800 704 0822 - Outras localidades.
Boletim traz o comportamento dos vírus respiratórios na população acima de 13 anos.
Selecionados para a SEGUNDA FASE do Programa de Fellow em Diagnóstico por Imagem do Grupo Fleury – São Paulo – 2025
Publicação analisa o comportamento dos vírus respiratórios em crianças de 0 a 12 anos.