Os exames de sangue correspondem a uma das mais antigas ferramentas usadas na medicina para o diagnóstico e monitorização de diversas doenças.
Os exames de sangue, que compreendem uma gama enorme de testes, são um dos recursos mais comuns e importantes utilizados pela medicina para avaliar a saúde geral das pessoas e diagnosticar ou monitorar doenças.
A análise do sangue possibilita a obtenção de inúmeras informações valiosas sobre diferentes órgãos e sistemas, incluindo, por exemplo, a contagem de células sanguíneas, a avaliação dos níveis hormonais e a análise de metabólitos. Muitos desses parâmetros são fundamentais para o diagnóstico preciso de doenças
Por meio da coleta de sangue, é possível identificar inúmeros parâmetros relacionados ao bom funcionamento do corpo.
O TSH regula a produção de hormônios tiroidianos, enquanto o T4 Livre é a forma ativa do hormônio tiroxina. Esse exame serve para diagnosticar problemas na função da tiroide como hipotiroidismo ou hipertiroidismo.
Os exames de TGP (Transaminase Glutâmico-Pirúvica) e TGO (Transaminase Glutâmico-Oxalacética) são utilizados para avaliar a saúde do fígado. Se aumentados podem indicar hepatites.
Níveis elevados podem ser um indicativo de gota ou problemas renais.
São importantes para avaliar a função renal. A creatinina é um produto de degradação muscular, enquanto a ureia é um produto do metabolismo das proteínas. Níveis elevados de ambos podem indicar insuficiência renal ou outras disfunções nos rins.
A PCR é um importante parâmetro para avaliar doenças inflamatória e infecciosas. A PCR ultrassensível pode ser utilizada para avaliar o risco cardiovascular.
Um dos exames de sangue mais comumente realizados é o hemograma completo, que, através da análise de diferentes componentes e células, fornece resultados que podem indicar, quando comparados a padrões de referência considerados normais para determinada população, se há alterações associadas a alguma doença.
As células analisadas no hemograma completo incluem os glóbulos vermelhos ou hemácias, os glóbulos brancos ou leucócitos e suas subpopulações e as plaquetas.
Alterações nesses tipos celulares podem ser causadas por muitas condições clínicas, a exemplo de anemias, infecções, inflamações, problemas na imunidade e até mesmo doenças mais graves, como alguns tipos de câncer.
Contudo, é importante saber que a interpretação dos resultados do hemograma deve ser sempre feita pelo médico que vai relacionar as informações obtidas com a história clínica do paciente ou até mesmo com outros testes.
O perfil lipídico é outro tipo de exame de sangue frequentemente solicitado que mede os níveis de colesterol total e de suas frações - LDL-colesterol, HDL-colesterol e VLDL-colesterol – e dos triglicerídeos. É usado sobretudo para avaliar o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como aterosclerose e doença arterial coronariana.
Através de exames de sangue também é possível diagnosticar e monitorar doenças crônicas, como o diabetes. A determinação da glicemia, ou seja, a dosagem da concentração da glicose – um tipo de açúcar – no sangue, feita em jejum, é um dos exames usados para essa finalidade. Valores elevados de glicemia em jejum podem indicar intolerância à glicose ou mesmo diabetes.
O diagnóstico precoce e o controle adequado do diabetes são fundamentais para evitar complicações graves, como doenças cardiovasculares, danos nos rins e alterações na visão.
Além de tudo isso, em amostra de sangue, é possível realizar a análise de inúmeras moléculas e substâncias relacionadas à função de muitos outros órgãos. A dosagem de algumas enzimas e das bilirrubinas pode indicar a presença de doença no fígado, como as hepatites. Já os testes que medem a concentração da creatinina e da ureia no sangue ajudam a avaliar a função renal.
Outros elementos que também podem ser avaliados no sangue são as vitaminas, a exemplo da vitamina D e da vitamina B12, e hormônios, como o hormônio folículo estimulante e os hormônios tiroidianos, todos componentes essenciais para o bom funcionamento do corpo.
Para obter resultados precisos e confiáveis nos exames de sangue, é fundamental seguir as orientações específicas para cada teste. Muitos exames não exigem qualquer preparo, enquanto outros podem requerer jejum e que se evite exercícios físicos e o consumo de bebidas alcoólicas por determinado período de tempo.
Por isso, antes da realização dos exames é sempre importante consultar as orientações recomendadas. Consulte o preparo do seu exame buscando aqui:
Os exames realizados a partir de coletas de sangue, são bastante variados e podem diagnosticar diversas doenças, como anemias, infecções, doenças hepáticas, doenças renais, entre outras.
A realização regular de exames de sangue também é uma ótima forma de prevenir e diagnosticar doenças de forma precoce, tornando o tratamento mais efetivos no caso de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, dislipidemias, e doenças cardiovasculares, além de condições agudas como infecções bacterianas e virais, e distúrbios hematológicos.
A coleta do exame de sangue é bastante simples.
O profissional de saúde usa um garrote para melhorar a identificação da veia, higieniza o local onde será feita a introdução da agulha e realiza a punção.
O número de tubos coletados varia de acordo com os exames solicitados.
O procedimento pode ser feito nas unidades do Fleury ou em seu domicílio, através do Fleury em Casa. Contudo, é importante saber que a realização de alguns exames pode ser restrita a unidades específicas.
Consulte a Central de Atendimento ao Cliente e a unidade Fleury mais próxima de você.
No laboratório Fleury, você encontra todo conforto e segurança que precisa para realizar seus exames de sangue. A coleta do material pode ser feita na unidade mais próxima de você ou à domicílio - neste caso, basta agendar com o Fleury em Casa.
Contudo, é importante saber que alguns exames são feitos apenas em unidades específicas. Para mais informações, entre em contato com a Central de Atendimento ao Cliente.
Na Central de Atendimento ao Cliente também é possível obter informações sobre planos de saúde ou sobre condições especiais para atendimento particular.
Em breve, o Grupo Fleury abrirá as inscrições para os Programas de Fellow em Diagnóstico por Imagem
Boletim traz o comportamento dos vírus respiratórios na população acima de 13 anos.
Publicação analisa o comportamento dos vírus respiratórios em crianças de 0 a 12 anos.