Sintomas da coqueluche, diagnóstico e a importância da vacinação

Conheça os sintomas da coqueluche, diagnóstico e a importância da vacinação na prevenção da doença.

A coqueluche é uma infecção respiratória altamente contagiosa e grave, que quando não tratada pode levar a óbito.

O que é coqueluche?

A coqueluche é uma infecção bacteriana altamente contagiosa que afeta o trato respiratório, causando inflamação e danos aos tecidos. É caracterizada por episódios severos de tosse incontrolável, por isso, recebeu o nome de tosse comprida.

Embora acometa qualquer faixa etária, costuma ser mais grave em idosos e crianças.

O que causa coqueluche e como é transmitida ?

A coqueluche é causada pela bactéria Bordetella pertussis. Sua transmissação é por meio de gotículas liberadas no ar quando uma pessoa infectada tosse ou espirra.

Sintomas da coqueluche

Basicamente, os sintomas da coqueluche ocorrem em fases, podendo durar várias semanas. A fase inicial, conhecida como estágio catarral, é similar a  um resfriado comum, com mal-estar geral, coriza, febre e tosse leve.

No  estágio intermediário, denominado fase paroxística, os sintomas comuns incluem tosse intensa e repetitiva que podem ser seguidos de vômito ou um som agudo ao inspirar. Devido à intensidade da tosse, a respiração nessa fase pode ser comprometida. 

Na fase de convalescença, acontece a diminuição gradual da tosse intensa, apesar de poder persistir por semanas. O período de incubação é normalmente de 7-10 dias.

Diagnóstico da coqueluche

O diagnóstico é baseado na suspeita clínica pela caracteristica dos sintomas, além de testes laboratoriais, como culturas de secreções respiratórias ou PCR. Exames de sangue também auxiliam o diagnóstico.

Como é o tratamento da coqueluche?

O tratamento precoce com antibióticos é fundamental para reduzir a gravidade dos sintomas e prevenir a disseminação da infecção. Em casos graves, especialmente em bebês, a hospitalização é necessária para cuidados de suporte, como monitoramento respiratório e administração de fluidos.

Também é comum que os pacientes diagnosticados com coqueluche fiquem em isolamento para evitar que outras pessoas desenvolvam a doença.

Prevenção

A vacinação é a principal medida preventiva contra a coqueluche. A vacina recomendada é a tríplice bacteriana, que além de proteger contra coqueluche, também protege contra tétano e difteria. O esquema inicia aos dois meses e segue com doses adicionais, segundo o calendário vacinal.

Onde tomar a vacina da coqueluche?

Você pode receber esta e outras vacinas em uma das unidades ou em casa.

Agende agora mesmo a sua vacinação.